Mapa de referência geográfica
Use a função Ajuste Cogo do mapa de referência geográfica para corresponder locais em um arquivo de mapa com pontos no trabalho. Isso é útil quando, por exemplo, um arquiteto fornece coordenadas para os alicerces de uma construção que precisa ser posicionada e transferida para um sistema real de coordenadas no local. Você pode usar o Mapa de referência geográfica para transformar o modelo no sistema de coordenadas de grade usado pelo seu trabalho do Trimble Access.
Se os primeiros arquivos de mapa que você vincular ao trabalho forem modelos BIM ou arquivos DXF em um sistema de coordenadas de local localizados longe dos dados de trabalho existentes, então o software avisará que o arquivo de mapa está longe dos dados de trabalho e sugerirá a referência geográfica do arquivo. Pressione Sim para permitir que o software realize uma referência geográfica aproximada realocando o centro do arquivo de mapa para o centro da visualização atual. O formulário Ajuste Cogo do mapa de referência geográfica é aberto, permitindo que você ajuste a referência geográfica. Se você escolher não ajustar a referência geográfica, pressione Esc. A referência geográfica aproximada realizada pelo software é removida.
The Georeference map function uses a combination of translation, rotation and scale to shift the map file so that the selected map file locations match the selected points. If you choose only one point, then the transformation uses a translation only.
Os locais de arquivo de mapa selecionados devem ser algo que você pode selecionar no mapa, como vértices em um modelo BIM ou pontos ou nós em um arquivo DXF.
Ao abrir o formulário do Mapa de referência geográfica, os nós são automaticamente exibidos nas extremidades das linhas e arcos e em todos os pontos ao longo de uma polilinha para quaisquer arquivos DXF exibidos no mapa, independentemente da configuração Criar nós na tela Configurações de mapa. Se a caixa de seleção Criar nós na tela Configurações de mapa não estiver selecionada, os nós serão automaticamente ocultos quando você fechar o formulário Mapa de referência geográfica.
-
Para abrir o formulário Mapa de referência geográfica, pressione e selecione Cogo / Ajustar / Mapa de referência geográfica.
- No grupo Arquivo de mapa, selecione os locais no arquivo de mapa que deseja corresponder a pontos no trabalho.
- Pressione o campo Ponto A e pressione o ponto no mapa.
- Se houver diversos pontos muito próximos, aparecerá a lista Por favor selecione. Selecione o ponto a ser usado e então pressione Aceitar.
- Repita para o Ponto B.
-
No grupo Pontos, selecione os pontos no trabalho para corresponder aos locais do arquivo de mapa. Os pontos podem estar no trabalho ou em arquivos vinculados, como um CSV. Selecione primeiro o Ponto A e o Ponto B pressionando o ponto no mapa, inserindo o nome do ponto, ou pressione ao lado do campo e então selecione uma das opções para selecionar o ponto.
As setas no mapa indicam a translação que será aplicada para corresponder os locais do arquivo de mapa aos pontos de trabalho selecionados.
- Para selecionar se as transformações são aplicadas e como as elevações são traduzidas:
- Clique em Opções.
- Marque a caixa de seleção Fixar escala horizontal em 1.0 para não permitir nenhuma escala horizontal.
- Marque a caixa de seleção Fixar rotação horizontal como 0 para não permitir nenhuma rotação horizontal.
- No campo Transladar elevações, selecione como transladar o mapa verticalmente. Você pode transladar o mapa verticalmente para a elevação do ponto A, ou para o ponto B, ou para a média dos pontos A e B. Se preferir, você pode optar por executar uma translação apenas 2D, deixando o mapa na elevação original.
- Clique em Aceitar.
-
Pressione Calc.
O mapa é atualizado para mostrar os locais do mapa correspondentes aos pontos no trabalho, e o formulário Mapa de referência geográfica mostra os detalhes de rotação, escala e translação aplicados.
-
Se as alterações não parecerem corretas, pressione Voltar para desfazer as alterações. Para salvar as mudanças no trabalho, pressione Armazenar.
Ao pressionar Armazenar, uma nota é adicionada ao trabalho e a um arquivo de mundo (.wld) contendo dados 3D sobre a transformação é criado. O arquivo .wld tem o mesmo nome do arquivo de mapa e é armazenado na mesma pasta do arquivo de mapa.
Para usar o arquivo de mapa em outro projeto ou em outro controlador, copie o arquivo .wld junto com o arquivo de mapa original para manter a referência geográfica.