Trasnformações
Você transforma coordenadas de ponto usando transformações cogo ou transformações locais.
Transformações Cogo
Use uma transformação cogo para transformar um único ponto ou uma seleção de pontos, usando uma das seguintes opções ou uma combinação delas: rotação, escala ou translação.
Uma transformação cogo exclui os pontos originais e armazena os novos pontos da grade com o mesmo nome.
Para reorientar e traduzir uma configuração de estação, use a função e Ajuste Cogo Corrigir configuração da estação.Corrigir configuração da estação permite atualizar o azimute para sua visada atrás, ou atualizar as coordenadas da estação, e retém todas as observações da estação.
Transformações locais
Use transformações locais para transformar pontos de grade (locais) em pontos de grade.
Suporte de transformação local está disponível apenas quando a opção Geodésica avançada estiver ativada na tela Configurações Cogo das propriedades do trabalho.
Há ocasiões freqüentes em levantamentos topográficos em que pontos existentes a serem amarrados ou piquetados têm coordenadas de grade definidas em um ou mais sistemas de referência ou coordenadas, que são diferentes do sistema de coordenadas do trabalho atual.Esses outros sistemas de referência ou coordenadas são efetivamente valores de estação e deslocamento a partir da linha de base (referência).Ou pode ser feita referência a eles de um sistema de referência completamente arbitrário.Por exemplo, um arquiteto pode fornecer coordenadas para os alicerces de uma construção que precise ser posicionada e transferida para um sistema ou local de coordenadas reais.
Diferentemente de uma transformação cogo, uma transformação local não muda as coordenadas dos pontos originais.Ao invés disso, pontos podem ser criados como Grade (local), e uma relação com a Grade é definida que forneça a transformação para o sistema de coordenadas locais.
Pontos de grade (local) não podem ser exibidos no mapa se uma transformação para grade não tiver sido definida.
Trimble Access permite a você calcular e armazenar uma ou mais transformações locais que serão dinamicamente as coordenadas de grade e conjunto de coordenadas de grade locais.Transformações podem ser aplicadas e usadas ao:
- Digitar pontos
- Vincular arquivos ao trabalho
- Piquetar pontos a partir de um arquivo CSV ou TXT vinculado
- Revisar o trabalho
- No Gerenciador de ponto
- Importando um arquivo delimitado por vírgulas
- Exportar como Grade (local)
Um ponto armazenado como uma Grade (local) pode a qualquer momento conter apenas uma transformação de 'entrada' que defina a relação com as posições de Grade da base de dados.Entretanto, ao visualizar com Revisar trabalho ou Gerenciador de ponto, e ao exportar como Grade (local), você pode selecionar uma transformação local diferente, que modificará as coordenadas de Grade (local) calculadas.
Você pode, por exemplo, inserir um ponto de Grade (local) com referência a partir de uma linha de base ou um sistema de referência, e transforme para a grade da base de dados, e então, se necessário, use outra transformação de 'exibição' para exibir o ponto com valores de Grade (local) calculados com referência de uma linha de base ou sistema de referência..Isso é similar a como qualquer ponto pode ser exibido como estação e deslocamento para qualquer linha, arco, alinhamento, ou estrada.
- Para selecionar uma transformação de entrada de dados diferente, use o Gerenciador de ponto.
- Para copiar as transformações para outros trabalhos, use Copiar entre trabalhos.
Em Trimble Access você pode criar e aplicar os seguintes tipos de transformação de grade local:
- O tipo de transformação da Linha é uma transformação 2D que permite que você selecione ou insira dois pontos de grade da base de dados e combine‑os com as coordenadas de grade locais para as mesmas posições.
- O tipo de transformação Helmert pode ser uma transformação Helmert 2D ou uma transformação Helmert 3D executada como uma transformação Helmert 2D e uma transformação de plano inclinado 1D.Você pode selecionar até 20 pares de ponto idênticos para calcular uma transformação mais adequada entre os pontos de grade da base de dados e as coordenadas de grade local para as mesmas posições.
-
A transformação do tipo Sete parâmetros pode ser uma transformação 3D que permite que você selecione até 20 pares de ponto idênticos para calcular uma melhor transformação de ajuste entre os pontos de grade da base de dados e as coordenadas de grade local para as mesmas posições.
Uma transformação de Sete parâmetros fornecerá uma solução melhor que uma transformação Helmert se os dois sistemas de coordenadas não estiverem definidos em relação ao mesmo plano horizontal.