Parâmetros do sistema de coordenadas
Um sistema de coordenadas localiza pontos em espaços bidimensionais e tridimensionais. O sistema de coordenadas transforma medições de uma superfície curvada (a Terra) numa superfície plana (um mapa ou plano). Um sistema de coordenadas consiste em pelo menos uma projeção de mapa e um datum.
Uma projeção de mapa transforma locais da superfície de uma elipsoide em locais em um plano ou mapa usando um modelo matemático. Mercator Transversal e Lambert são exemplos de projeções comuns de mapas.
As posições numa projeção de mapa geralmente são chamadas de “coordenadas de grade”. Trimble Access abrevia isso para "Grade".
Como um modelo exato da superfície da terra não pode ser criado matematicamente, elipsóides localizados (superfícies matemáticas) foram derivadas para melhor representar determinadas áreas.Este elipsóides as vezes são tidos como datums locais.NAD 1983, GRS‑80 e AGD‑66 são exemplos de datums locais.
Medições de RTK GNSS (base única e VRS) são referenciadas ao Datum de referência Global definido para o trabalho.Porém, para a maioria das tarefas de levantamento, é melhor apresentar e armazenar resultados em termos de um sistema de coordenadas local.Antes de inicializar um levantamento, escolha um sistema e uma zona de coordenadas.Dependendo dos requerimentos do levantamento, pode-se escolher entre fornecer os resultados no sistema de coordenadas nacional, um sistema de grade de coordenada local ou como coordenadas geodésicas locais.
Além de uma projeção de mapa e datum local, um sistema de coordenadas local para um levantamento GNSS consiste de:
- transformação do datum
- ajustes horizontais e verticais calculados após uma calibração do local
Quando coordenadas Global são transformadas na elipsoide local usando uma transformação datum, isso resulta em coordenadas geodésicas locais.Coordenadas geodésicas locais são transformadas em coordenadas de grade local usando a projeção do mapa.O resultado são coordenadas Norte e Leste no grade local.Se um ajuste horizontal for definido, ele é aplicado em depois disso, seguido do ajuste vertical.
Ao inserir um ponto ou ao visualizar detalhes de um ponto em Revisar trabalho ou Gerenciador de ponto, você pode alterar as coordenadas mostradas.No campo Visualização de coordenadas, selecione Local para exibir coordenadas geodésicas locais.Selecione Grade para exibir coordenadas de grade locais.Veja Configuração de Visualização coordenadas.
Para conduzir um levantamento em tempo real em termos de coordenadas de grade local, defina a transformação do datum e a projeção do mapa antes de iniciar o levantamento.
Para fazer um levantamento num sistema de coordenadas local, as posições GNSS em coordenadas Global devem antes ser transformadas no elipsoide local usando uma transformação do datum.Para muitos sistemas de coordenadas modernos, o Datum de referência Global e o Datum local são equivalentes.Os exemplos são NAD 1983 e GDA2020.Nesses casos, há uma transformação "nula" entre o Datum de referência Global e o Datum local.Alguns datums mais antigos exigem uma transformação do datum entre o Datum de referência Global e o Datum local.
Três tipos de transformação do datum são suportados:
-
Três parâmetros – A transformação de três parâmetros envolve três translações simples em X , Y e Z.A transformação dos três parâmetros que Trimble Access usa é uma transformação Molodensky, portanto deve também haver uma mudança no raio e achatamento do elipsóide.
- Sete parâmetros – Esta é a transformação mais complexa.Ela aplica translações e rotações em X , Y e Z como também um fator de escala.
-
Grade do datum – Esta usa um grupo de dados em grade de mudanças padrões do datum.Por interpolamento, ele fornece um valor estimado para uma transformação do datum em qualquer ponto daquele grade.A exatidão de uma grade do datum depende da exatidão do grupo de dados em grade que usa.
Uma transformação de grade do datum usa métodos interpolativos para estimar o valor da transformação do datum em qualquer ponto da área coberta pelos arquivos de grade do datum.São requeridos dois arquivos do datum de quadrículas para esta interpolação – um arquivo da grade do datum de latitude e um arquivo de grade do datum de longitude.Quando se exporta uma grade do datum usando Trimble Business Center, os dois arquivos de grade do datum associados ao projeto atual são combinados num só arquivo para ser usado no software Trimble Access.
Se você usar o datum de grade canadense NTv2, por favor, atente ao fato de que os dados são fornecidos "no estado". O Departamento Canadense de Recursos Naturais (NRCan) não se responsabiliza nem dá qualquer garantia ou detalhes com relação aos dados.
A calibração é o processo de ajuste de coordenadas projetadas (grade) para que adequem-se ao controle local. Uma calibração calcula parâmetros para a transformação de coordenadas Global em coordenadas de grade local (NEE).
Deve-se calcular e aplicar uma calibração antes de:
- piquetar pontos
- computar pontos de deslocamento ou de intersecção
Se um projeto for calibrado e depois for feito um levantamento em tempo real, o software Levantamento Geral fornece soluções em tempo real em termos do sistema de coordenadas local e pontos de controle.
Pode-se reutilizar a calibração de um trabalho anterior se o novo trabalho estiver totalmente abrangido pela calibração inicial. Se uma porção do novo trabalho estiver fora da área do projeto inicial, introduza pontos de controle adicionais para cobrir a área desconhecida. Faça um levantamento desses novos pontos, compute uma nova calibração e use como calibração para o trabalho.
Para copiar a calibração de um trabalho existente para um trabalho novo, selecione o trabalho existente como o trabalho atual, crie um novo trabalho e, no campo Modelo, selecione Último trabalho usado. Você também pode usar a função Copiar entre trabalhos para copiar a calibração de um trabalho para outro.
Se forem usados parâmetros de transformação do datum publicados, podem aparecer pequenas divergências entre as coordenadas de controle local e as derivadas de GNSS. Estas divergências podem ser reduzidas através de pequenos ajustes. O Trimble Access calcula esses ajustes quando você usa a função de Calibração de local, se as configurações do sistema de coordenadas para o trabalho incluírem uma projeção e uma transformação de datum. Eles são chamados ajustes horizontal e vertical.
Caso necessário, você pode usar um arquivo de modelo geoide como parte da calibração do ajuste vertical.
A Trimble recomenda que se use um modelo geoide para obter alturas ortométricas mais precisas de suas medições GNSS do que da elipsoide.Se necessário, você pode realizar uma calibração de local para ajustar o modelo geoide conforme um valor constante.
O geóide é uma superfície de potencial gravitacional constante que se aproxima do nível médio do mar. Um modelo geóide ou arquivo do Grade do geóide (*.ggf) é uma tabela de separações do geóide – elipsóide usada com observações GNSS de altura do elipsóide para fornecer uma estimativa da elevação.
O valor de separação do geóide – elipsóide (N) é obtido do modelo geóide e é subtraído da altura do elipsóide (A) para um determinado ponto. A elevação (a) do ponto acima do nível do mar (o geóide) é o resultado. Isso é ilustrado no diagrama seguinte:
1 | Solo |
2 | Geóide |
3 | Elipsoide |
Quando se seleciona o modelo geóide como o tipo do ajuste vertical, o software toma as separações do geóide‑elipsóide do arquivo geóide escolhido e usa‑as para exibir elevações na tela.
O benefício do uso do modelo geoide para o ajuste vertical é que você pode exibir elevações sem ter que calibrar em marcos geodésicos de elevação. Isso é útil quando o controle local ou marcos geodésicos não são disponíveis, pois ela torna possível trabalhar "no solo" ao invés do elipsóide.
Se estiver usando um modelo geóide num projeto Trimble Business Center, certifique-se de que transferiu aquele arquivo geóide (ou a parte apropriada dele) quando estiver transferindo o trabalho para um controller.