Projeção
Uma projeção é usada para transformar coordenadas geodéticas locais em coordenadas de grade local.Medições de RTK GNSS (base única e VRS) são referenciadas ao Datum de referência Global definido para o trabalho. Para trabalhar em coordenadas de grade local durante um levantamento GNSS, você deve definir uma projeção e uma transformação de datum.
Você pode especificar uma projeção:
- quando um trabalho é criado e você precisa escolher um sistema de coordenadas (selecionar em uma lista ou digitar)
- durante um levantamento (você calcula os valores executando uma calibração)
- no software Trimble Business Center, quando os dados são transferidos.
Insira um valor de altura padrão para que o software calcule corretamente uma correção de nível do mar e então aplique-a à coordenada de grade.
Se forem especificadas uma projeção e uma transformação de datum, você poderá reduzir quaisquer discrepâncias entre as coordenadas Global e as coordenadas de grade local executando uma calibração de local.
Use uma grade de projeção para manipular tipos de projeção que não são suportados diretamente pelas rotinas do sistema de coordenadas fornecidas pelo software Trimble Access.Um arquivo de grade da projeção armazena valores de latitude e longitude que correspondem à posições regulares norte/leste.Dependendo da direção da conversão, posições da projeção ou latitude/longitude locais são interpoladas dos dados do grade para pontos de dentro das extensões da grade.
Use o Coordinate System Manager para gerar o arquivo definido da grade da projeção (*.pjg).Para obter mais informações consulte a Ajuda do Coordinate System Manager.Transfira o arquivo de grade de projeção para o controlador.
Para usar a grade de projeção, na tela Projeção, selecione Grade de projeção no campo Tipo e selecione Arquivo de grade de projeção.Se necessário, selecione uma grade de mudança.
Coordenadas de projeção inicial são projeções que são computadas com o uso de rotinas específicas de projeção.Alguns países usam grades de mudança para aplicar correção a estas coordenadas.As correções são geralmente usadas para condizer com as coordenadas iniciais para as distorções locais no quadro do levantamento, e, portanto, não podem ser modeladas por uma transformação simples.Pode-se aplicar uma grade de mudança à qualquer tipo de definição de projeção.Os sistemas de coordenadas que usam as mudanças de grades incluem a zona RD dos Países Baixos e as zonas de Grade Nacional OS do Reino Unido.As zonas de Grade Nacional OS são tratadas como uma projeção do Mercator Transversal padrão mais uma mudança da grade.
Os arquivos de grade de mudança são instalados no computador do escritório executando-se o utilitário Coordinate System Manager, que é instalado com o Trimble Business Center.Os arquivos de grade de mudança podem ser transferidos do computador do escritório para o controlador usando seu método favorito para transferência de arquivos.
Para aplicar uma grade de mudança a uma definição de projeção, na tela Projeção, ative a chave Usar grade de mudança e selecione Arquivo de grade de mudança.
SnakeGrid é um sistema de coordenadas com mínimos fator de escala e distorção de altura, mesmo quando o projeto cobre centenas de quilômetros.
Um trabalho que utilize o sistema de coordenadas SnakeGrid deve utilizar um arquivo de parâmetros SnakeGrid padrão.Esses arquivos são obtidos por meio de um acordo de licença com o Departamento de Engenharia Geomática, Ambiental e Civil da UCL (University College London).Cada arquivo de parámetros SnakeGrid é adaptado para o alinhamento de um projeto específico.Vá em snakegrid.org para maiores detalhes.
O nome do arquivo de parâmetro SnakeGrid deve ser SnakeXXXXX.dat e ele deve ser guardado na pasta System Files no dispositivo.Consulte Pastas de dados.
Para escolher uma projeção SnakeGrid, na tela Projeção, selecione Snakegrid no campo Tipo e selecione o Arquivo de parâmetro SnakeGrid.