Configurações do servidor NTRIP
Um servidor NTRIP é um servidor de transmissão via Internet que administra o controle de autenticação e senha para fontes de correção diferenciais, como redes VRS, e restabelece as correções da fonte que você selecionou.
NTRIP é o acrônimo de Transporte de RTCM em rede via protocolo de Internet (NTRIP)
Configure os ajustes NTRIP quando criar o contato GNSS para a conexão de dados via Internet. Quando você iniciar o levantamento, uma conexão será estabelecida com o servidor NTRIP. Além disso, aparecerá uma tabela mostrando as fontes disponíveis de correções do servidor, denominadas "pontos de montagem". Estas podem ser fontes únicas de estação ou fontes de rede (por exemplo, VRS). O tipo de dados da estação base fornecido por cada ponto de montagem é exibido na tabela da fontes. Para classificar as fontes disponíveis, pressione o campo para classificação acima da lista e escolha classificar por Distância, Formato ou Ponto de Montagem. Pressione uma linha na tabela para visualizar informações mais detalhadas sobre o ponto de montagem selecionado.
Para usar a fonte selecionada, pressione Aceitar. Os dados de base do ponto de montagem selecionado fluem através do Trimble Access para o receptor GNSS conectado.
Se uma autenticação for requerida para conectar a um determinado ponto de montagem, e isso não tiver sido configurado nos contatos GNSS, o software Trimble Access exibirá uma tela onde você pode inserir seu nome de usuário e senha.
Versões do protocolo NTRIP
Quando o software Trimble Access se conecta ao servidor NTRIP, ele verifica se o servidor suporta NTRIP versão 2.0 e, se suportar, o software se comunica usando os protocolos da versão 2.0. Caso contrário, o Trimble Access se comunica usando os protocolos NTRIP versão 1,0
Para forçar o software a sempre usar NTRIP versão 1.0, marque a caixa de seleção Usar NTRIP v1.0 ao definir as configurações NTRIP no contato GNSS.
A versão 2 do NTRIP inclui melhorias no padrão original. O Trimble Access suporta os seguintes recursos NTRIP versão 2:
Recurso do NTRIP 2.0 | Vantagens sobre a versão 1.0 |
---|---|
Compatibilidade total com HTTP |
Resolve problemas com o servidor proxy. Suporta hosts virtuais usando a "diretiva Host". |
Codificação de transferência por blocos |
Reduz tempo de processamento dos dados. Verificação de dados mais robusta. |