Opções de ponto GNSS
Como parte da configuração de estilo de levantamento para um levantamento GNSS, você pode configurar os parâmetros dos pontos medidos durante o levantamento.
Para configurar esses ajustes, clique em e selecione Configurações / Estilos de levantamento / <nome do estilo> / <tipo de ponto>.
Defina o incremento para a numeração automática de ponto.O padrão é 1 , mas pode‑se usar tamanhos de passo maiores e passos negativos.
Pode-se armazenar informações de controle de qualidade para cada medição de ponto, exceto pontos compensados.As opções podem incluir QC1 , QC1 & QC2 e QC1 & QC3 , dependendo do tipo do levantamento.Todos os valores em nível 1 sigma, exceto estimativas de precisão horizontal e vertical que são exibidas no nível de confiança configurado, com definição no campo Visualização de precisão da tela Unidades.
Controle de Qualidade 1: SVs, DOP e Tempo
Número de satélites (mínimo para a ocupação, número no momento do armazenamento e lista de SVs em uso na solução), Sinalização para DOPs Relativos [RDOP] (ou não, utilizado por firmware de fábrica que produz RDOP quando estático), DOP (máximo para a duração da ocupação), DOP no momento do armazenamento do ponto,
Controle de Qualidade 2: Matriz de Variância/Covariância da solução RTK
Escala de Erro (adicionado traço da matriz de covariância dividida por PDOP, usada para converter DOPs em precisões em sistemas preexistentes), VCV xx, VCV xy, VCV xz, VCV yy, VCV yz, VCV zz (todas essas são variâncias a‑posteriori da época armazenada da solução RTK), Variação de Unidades (erro padrão de unidade de peso, sempre definido como 1,0 para HD‑GNSS, indisponível em alguns sistemas preexistentes).Todos os valores em nível 1‑sigma.
Controle de Qualidade 3: Elipse de erro da solução RTK
Este é o plano tangente local e é calculado diretamente a partir de VCVs utilizando-se fórmulas consagradas.Sigma norte (desvio padrão no componente norte), Sigma leste (desvio padrão no componente leste), Sigma para cima (desvio padrão nos componentes para cima ou de altura), Covariância leste‑norte (medição da correlação entre os erros leste e norte), comprimento do semi eixo maior da elipse de erro em metros, comprimento do semi eixo menor da elipse de erro em metros, orientação a partir do norte da elipse de erro, variação de unidades da solução.Todos os valores em nível 1‑sigma.
Selecione Auto armazenar ponto para armazenar automaticamente o ponto quando o tempo de ocupação e precisões predefinidos forem alcançados.
Esta caixa de seleção não aparece nas opções de medição de Ponto Rápido, pois pontos rápidos são sempre armazenados automaticamente.
O tempo de ocupação e o Número de medições , juntos, definem o tempo durante o qual o receptor fica estático ao fazer a medição de um ponto.Os critérios para ambos precisam ser atendidos antes que um ponto possa ser armazenado.O Tempo de Ocupação define o período de tempo necessário à ocupação.O Número de medições define o número de épocas de medições GNSS sequenciais válidas que atendem à tolerância de precisão configurada que deve ocorrer durante o tempo do período de ocupação.Uma vez que os critérios de Tempo de Ocupação e Número de Medições sejam atendidos, a opção Armazenar é disponibilizada.Alternativamente, se Auto armazenar ponto estiver ativado, o ponto será armazenado automaticamente.
Para pontos compensados e pontos de controle observados medidos durante um levantamento RTK, as precisões verticais e horizontais também devem ser satisfeitas antes que o ponto possa ser armazenado.
Se um ponto for armazenado manualmente, sem que as tolerâncias de precisão tenham sido alcançadas, o número de medições que atenderão aos critérios de precisão será zero, e será isso que aparecerá no registro do ponto na Revisão do Trabalho .
A exigência de períodos sequenciais que atendam aos critérios de precisão significa que o contador de ocupações será zerado se a precisão ultrapassar a tolerância a qualquer tempo durante a ocupação.
Em um levantamento RTK, o processador RTK no receptor GNSS converge em uma solução durante a ocupação e é esta solução calculada que será salva no arquivo de trabalho quando o ponto for armazenado.
Em um levantamento FastStatic, os tempos padrões de ocupação são satisfatórios para a maioria dos usuários.Se o tempo de ocupação for alterado, escolha uma configuração de acordo com o número de satélites que estão sendo rastreados por aquele receptor.
Mudar os tempos de ocupação afeta diretamente o resultado de um levantamento FastStatic. Qualquer alteração deverá aumentar este tempo, em vez de diminuí-lo. Se você não registrar dados suficientes, os pontos poderão não ser pós-processados com sucesso.
Em um levantamento RTK, defina a chave de Autotolerância como Sim para permitir que o software calcule as tolerâncias de precisão horizontais e verticais que atendem às especificações RTK do receptor GNSS para o comprimento da linha de base que está sendo medida.Para inserir as suas próprias configurações de precisão para armazenamento de pontos aceitável, configure a chave Autotolerância para Não e então insira a Tolerância horizontal e a Tolerância vertical necessárias.
Se o receptor for mais antigo, a caixa de seleção Armazenar somente RTK inicializado estará disponível.Marque a caixa de seleção Armazenar somente RTK inicializado para armazenar somente soluções RTK inicializadas dentro das tolerâncias de precisão.Soluções não inicializadas dentro das tolerâncias de precisão não poderão ser armazenadas.Quando Armazenar somente RTK Inicializado não estiver marcado, soluções RTK Inicializadas ou Não Inicializadas que fiquem dentro das tolerâncias de precisão poderão ser armazenadas.
Se você estiver usando um receptor GNSS que suporte a Compensação de inclinação IMU ou o eBubble GNSS, você pode usar Automedir para iniciar automaticamente uma medição a partir da tela Medir pontos.
Marque a caixa de seleção Automedir no estilo de levantamento ou pressione Opções na tela Medir pontos.
Ao usar Automedir, a medição será iniciada automaticamente:
-
Ao usar a Compensação de inclinação IMU com o IMU alinhado sem que nenhum movimento seja detectado.
O campo Status mostra Aguardando medição.É possível inclinar a vara como requerido, mas certifique-se de que a ponta da vara esteja parada.Quando nenhum movimento é detectado, a barra de status mostra e o software automaticamente começa a medir o ponto.
-
Ao usar somente GNSS, e a haste está dentro da tolerância de inclinação.
Se o campo Status mostrar Aguardando nivelamento, use o eBubble GNSS para nivelar o receptor e certifique-se de que a vara esteja vertical e estacionária.Quando a vara ficar dentro da tolerância de inclinação, a barra de status mostra e o software automaticamente começa a medir o ponto.
Se você marcou a caixa de seleção Funções do eBubble ou Funções de inclinação na tela Opções rover do estilo de levantamento, marque a caixa de seleção Alertas de inclinação para exibir mensagens de alerta se a antena inclinar mais que o valor de limite inserido no campo Tolerância de inclinação.Você pode especificar um valor diferente de Tolerância de Inclinação para cada tipo de medição.Ver Alertas de inclinação do eBubble GNSS.
Para abandonar automaticamente pontos onde a posição está comprometida, como onde for detectado movimento excessivo durante o processo de medição, marque a caixa de seleção Autoabandonar.
Esta caixa de seleção aparece apenas nas opções de método de medição Topo contínuo quando você não tiver Trimble RTX
Quando você selecionar a caixa de seleção Armazenar posições de baixa latência , as medidas serão feitas pelo receptor em modo de baixa latência.Baixa latência é mais adequada ao usar topo contínuo com tolerâncias baseadas em distância.
Quando Armazenar posições de baixa latência não estiver ativado, medições do receptor serão sincronizadas na época, resultando em posições um pouco mais precisas, e é mais adequado ao usar topo contínuo com tolerâncias baseadas em tempo.
Se você estiver usando topo Contínuo como um teste estático para verificar a qualidade das posições medidas, certifique‑se que Armazenar posições de baixa latência não esteja ativado.