Serviço de correção RTX
O serviço de correção Trimble Centerpoint RTX™ é um sistema de posicionamento de ponto preciso (PPP), de alta precisão, que fornece posicionamento em tempo real com precisão centimétrica, sem a necessidade de uma estação base RTK ou uma rede VRS.
Realize levantamentos usando correções Trimble RTX captadas de satélites ou pela internet em áreas abertas, onde correções a partir de fontes terrestres não estão disponíveis.Ao realizar levantamentos de grandes distâncias em áreas remotas, como de oleodutos ou linhas de transmissão, a tecnologia Trimble RTX elimina a necessidade de voltar continuamente à estação base ou, ao utilizar correções captadas de satélites, manter a conexão via cobertura celular.
Se você possuir um receptor Trimble que suporte a tecnologia Trimble RTX e tiver uma subscrição adequada, poderá usar o serviço de correção Trimble Centerpoint® RTX.
A data de expiração da subscrição Trimble RTX é exibida na tela Instrumento / Configurações do receptor.
Subscrições Trimble RTX que tenham sido adquiridas como blocos de horas funcionam dentro de uma janela de validade, definida pela data inicial e final entre as quais o número de horas/minutos adquiridos deve ser usado.
Para maiores informações, vá a positioningservices.trimble.com.
Para configurar um levantamento RTX, crie um estilo de levantamento RTK com o formato de transmissão definido para satélite RTX (SV) ou uma conexão de internet RTX (Internet).
Se você selecionar RTX (Internet), na tela Conexão de dados Rover , selecione o contato GNSS que configurou para o serviço RTX via Internet.Este contato GNSS deve ter a caixa de seleção Usar RTX (Ingernet) marcada e o devido Nome do Ponto de Montagem selecionado.Vejo Criar um contato GNSS para uma conexão de dados rover via internet.
Em condições típicas, o tempo de convergência RX é de 30 minutos ou menos, quando estático.O tempo de convergência varia conforme as condições da constelação GNSS, intensidade de vias múltiplas e proximidade de obstruções, como edificações e árvores de grande porte.
O RTX QuickStart permite uma reconvergência rápida em um ponto anteriormente medido ou em um ponto de controle de levantamento conhecido.O RTX QuickStart geralmente converge em menos de 5 minutos.
QuickStart não está disponível em levantamentos RTX quando a Compensação de inclinação IMU está ativada.
Os tempos de convergência informados são apenas para referência. A convergência pode demorar mais em ambientes adversos.
As coordenadas medidas em levantamentos com o uso do serviço Trimble CenterPoint RTX são armazenadas no quadro de referência ITRF 2014 da época da medição.Quando você inicia um levantamento RTX, o Trimble Access usa o modelo de deslocamento local, ou se nenhum modelo local estiver disponível para sua localização, o software seleciona uma placa tectônica no modelo de placa tectônica global para propagar a coordenada ITRF 2014 da época da medição para o Época de referência Global para o trabalho. Trimble AccessO então aplica uma transformação do datum para transformar a coordenada ITRF 2014 no Datum de referência Global para o trabalho.
Conforme descrito acima, o Trimble Access transforma as coordenadas RTX no Datum de referência Global para o trabalho.Entretanto, pode haver momentos em que os dados RTK não se encaixam exatamente com dados RTX.Por exemplo:
- Há erros residuais entre posições RTX e RTK após a transformação.
- Os dados RTK são baseados em uma tecla Aqui.
- Os dados RTK são baseados em uma rede VRS ou estação base que não usa o mesmo Datum de referência Global que o trabalho.
- Você está trabalhando em uma zona de deformação ativa, onde o modelo de placa tectônica global e o modelo de deslocamento local não fornecem bons resultados.
O Trimble Access permite dados RTK que não correspondam ao Datum de referência Global sejam combinados com dados RTX no mesmo trabalho usando um Deslocamento RTX‑RTK.Esses deslocamentos são calculados a partir de um ponto RTK preciso e um ponto RTX preciso na mesma localização física, aplicando-se a diferença a todos os pontos RTX medidos para deixá-los de acordo com os dados RTK no trabalho.As medições RTX brutas são armazenadas, e o deslocamento é aplicado quando da visualização das coordenadas ou antes de realizar qualquer operações com tais medições RTX, como cálculos de coordenadas geográficas (cogo) e piquetagem.
Ao realizar uma calibração no local usando medições RTX quando há um deslocamento RTX‑RTK no trabalho, o deslocamento é aplicado para adequar as medições RTX aos dados RTK antes de calcular a calibração do local. TrimbleA recomenda que você finalize um deslocamento RTX‑RTK bastante preciso do trabalho antes de realizar uma calibração do local usando medições RTX.
Quando um deslocamento RTX‑RTK é aplicado a um trabalho, a estimativa de precisão das medições RTX é aumentada pela precisão do deslocamento RTX‑RTK, utilizando o princípio da propagação de variâncias.A precisão do deslocamento mais recente no trabalho é aplicada a todas as medições RTX exibidas e armazenadas no trabalho.Quando o deslocamento é atualizado, a precisão do novo deslocamento é reaplicada a todas as medições de ponto RTX no trabalho.
Tome muito cuidado para evitar alterar o deslocamento já presente em um trabalho por um deslocamento menos preciso, pois tal ação pode fazer com que a precisão dos pontos armazenados no trabalho deixem de alcançar as tolerâncias de precisão aplicadas quando os pontos forma medidos.
Para calcular um deslocamento RTX-RTK, veja Calculando um Deslocamento RTX‑RTK.