Busca GPS
Durante um levantamento robótico, se o instrumento perder o travamento no alvo e o software estiver conectado a um receptor GNSS, você pode usar o receptor GPS/GNSS para ajudar a apontar o instrumento para o alvo.
Por padrão, a Busca GPS fica ativada quando o Trimble Access está:
- conectado a um receptor Trimble GNSS e executando um levantamento integrado
- sendo executado em um controlador com GPS interno
Ao utilizar um controlador com GPS interno, um receptor GNSS conectado será utilizado com preferência sobre o GPS interno.
Para conectar o controlador a um receptor GNSS auxiliar de terceiros, consulte Configurações do GPS auxiliar.
Se a estação total estiver configurada nos termos da projeção e do datum definidos, então a Busca GPS estará pronta assim que a configuração da estação for concluída. Quando a Busca GPS estiver pronta, a mensagem Busca GPS pronta aparecerá na linha de status e o ícone do alvo apresentará um ícone de satélite acima do prisma .
Se você não tiver um sistema de coordenadas totalmente definido, ou se estiver usando um receptor GNSS auxiliar personalizado, precisará configurar a Busca GPS antes de poder usá-la. Você pode usar a Busca GPS quando estiver conectado a um receptor GNSS que gere mensagens NMEA GGA a 1 Hz por meio de uma porta serial ou Bluetooth para o controlador.
- Inicie um levantamento robótico.
- Pressione e selecione Instrumento / Controles de alvo.
-
No grupo Busca GPS, ajuste a chave ligado para Sim.
-
Marque a caixa de seleção Ativar 3D conforme a necessidade.
-
Quando o 3D está ativado, uma posição de Busca GPS 3D é computada e o instrumento pode ser direcionado para o ponto horizontalmente e verticalmente.
Se o receptor GNSS conectado estiver inicializado em um levantamento RTK, ou se o SBAS estiver disponível, você pode ativar o 3D, porque as alturas GNSS do receptor GNSS devem ser precisas o suficiente para manobrar o ângulo vertical do instrumento.
-
Se o 3D estiver desativado, o instrumento será direcionado somente horizontalmente para a posição de Busca GPS.
Se o receptor conectado GNSS estiver produzindo posições autônomas, ou se o SBAS não estiver disponível, a Trimble recomenda que você desative o 3D para impedir que alturas GNSS incorretas levem a um redirecionamento impreciso do ângulo vertical.
Em um levantamento integrado, o campo Selecione a fonte de dados é automaticamente definido como Trimble GNSS, e a caixa de seleção 3D é marcada por padrão.
-
-
Certifique-se de que o valor em Selecionar fonte de dados esteja correto.Se o software estiver conectado:
- Um receptor Trimble GNSS, selecione Trimble GNSS.
- Ao receptor GPS interno do controlador, selecione GPS Interno.
- A um outro tipo de receptor GNSS, selecione GPS Auxiliar.
- Certifique-se de que o valor no campo Tipo de Receptor esteja correto.Se não estiver, clique na tecla programável Aux e então configure o ajuste GPS Auxiliar do receptor interno ou personalizado.Veja Configurações do GPS auxiliar.
- Clique em Aceitar.
A Busca GPS está agora configurada.A relação entre as posições GNSS e as posições locais deve agora ser resolvida antes que você possa usar Busca GPS.
Se você tiver um sistema de coordenadas totalmente definido , e já existir uma relação precisa entre as posições GNSS e as posições locais usando o sistema de coordenadas definido. O software assumirá que a estação total está configurada nos termos da projeção e um datum definidos, e a busca GPS estará pronta assim que a configuração da estação estiver completa.O software presume que a estação total está configurada nos termos da projeção e do datum definidos, então a Busca GPS estará pronta assim que a configuração da estação for concluída.Se sua estação total não estiver configurada nos termos do sistema de coordenadas definido, utilizar a Busca GPS fará com que a estação total gire de modo incorreto.
Se você não tiver um sistema de coordenadas definido, deverá solucionar a relação entre as posições GNSS e as posições locais antes que a Busca GPS esteja pronta. Uma vez que a configuração da estação esteja finalizada, o software Trimble Access usa as posições NMEA oriundas do receptor GNSS e os ângulos obtidos pelo instrumento robótico para determinar a relação entre os dois sistemas de posicionamento. A Busca GPS computa a relação independentemente das definições do sistema de coordenadas do trabalho.
Para definir essa relação, assegure-se de que o receptor GNSS tenha uma visão clara do céu e então, com o instrumento travado no prisma, mova a vara em torno do instrumento até que a relação entre as posições GNSS e as posições locais esteja solucionada. Será necessário um mínimo de cinco posições, com pelo menos cinco metros de distância entre elas, e a pelo menos dez metros de distância do instrumento. Se a geometria e a precisão das posições GNSS forem ruins, serão necessárias mais de cinco posições para essa solução. Uma precisão ruim das posições GNSS pode levar a um cálculo impreciso do relacionamento.
Se você for enfrentar um ambiente ruim para GNSS por um período extenso de tempo, pressione pausar para pausar a Busca GPS e impedir que novas posições sejam adicionadas à solução de Busca GPS. Pressione reproduzir para retomar a Busca GPS e começar a adicionar pontos à solução de Busca GPS novamente.
- Para visualizar o status GNSS, clique em GPS na tela Controles de Alvo .Como alternativa, na tela de status GNSS, você pode pressionar e segurar o ícone de alvo.
- Quando a busca GPS tiver dados de boa qualidade, o sistema poderá detectar dados ruins e excluí-los dos cálculos.Entretanto, se houver mais posições ruins que posições boas, será difícil para a Busca GPS detectar e excluir as posições ruins.Dados ruins em excesso também podem impedir que a Busca GPS seja completada.Se isso ocorrer, mova‑se para um ambiente GNSS melhor e então pressione Reiniciar para recomeçar a Busca GPS.
- Se você realizar uma calibração ou mudar as definições do sistema de coordenadas, o relacionamento existente entre as posições GNSS e as posições locais será perdido e será necessário recalculá-lo.
O software automaticamente usa a Busca GPS quando estiver procurando o alvo. Se a Busca GPS estiver pronta, o instrumento será direcionado à posição da Busca GPS. Com uma boa posição GNSS, como a obtida por um receptor Trimble R12 com uma solução RTK fixa, e quando o snap estiver ativado, o instrumento deverá apontar para o alvo imediatamente. Se o instrumento não fizer o apontamento imediatamente, ele poderá realizar uma busca antes de bloquear no alvo.
Ao usar a Busca GPS em um receptor Trimble, uma cruz indica a posição do receptor GNSS. Ao usar qualquer outro receptor e uma posição GNSS estiver disponível, um ícone de satélite aparece no mapa. Se uma solução de Busca GPS estiver disponível, aparece um ícone de satélite preto . Se uma solução de busca GPS não estiver disponível, aparece um ícone de satélite vermelho . Para girar para a posição GNSS em um levantamento convencional, assegure-se de que não há nada selecionado no mapa, e pressione e mantenha pressionado brevemente o mapa. No menu que aparece, selecione Virar para GNSS para virar o instrumento horizontalmente para a posição GNSS.
Pressionar a tecla programável Busca na tela Joystick para realizar uma busca normal quando a Busca GPS estiver pronta.Use esta opção quando você precisar buscar por um alvo sem usar a posição de Busca GPS, como uma busca por alvo da visada traseira.
Para realizar uma busca auxiliada por GPS a partir da tela Joystick, pressione .
Assim que o instrumento fixa no alvo, a tela do Joystick fecha.
Para realizar uma busca padrão por meio do software Trimble Access, pause a Busca GPS a qualquer momento.