Para exportar dados do trabalho

  1. Pressione e selecione Trabalho.

  2. Na tela Trabalhos, selecione para qual trabalho você deseja importar dados.
  3. Pressione Exportar.A tela Exportar será exibida.
  4. No campo Formato de arquivo, selecione o tipo de arquivo a ser criado.

    Por padrão, o campo Nome do arquivo mostra o nome do trabalho atual, e a extensão de arquivo se refere ao tipo de arquivo selecionado.

    Ao selecionar a opção de exportação de Nuvem de pontos LAS, apenas as nuvens de pontos de varredura SX10 ou SX12 e as regiões atualmente exibidas no mapa são exportadas. Para incluir ou excluir algumas regiões ou nuvens de pontos, marque ou desmarque varreduras ou regiões na aba Varreduras do Gerenciador de camadas. A opção de exportação Nuvem de pontos LAS está disponível apenas quando a opção Exportação LAS do software Trimble Access estiver licenciada para o controlador. Para adquirir uma licença para a opção Exportação LAS, fale com seu Distribuidor Trimble.

  5. Se necessário, edite o nome do arquivo.

    Por padrão, o arquivo será exportado para a pasta onde o trabalho atual está armazenado.

  6. Para exportar o arquivo para uma pasta diferente, pressione para navegar e selecionar a pasta:

    • Se você criar ou selecionar uma pasta na pasta de trabalho atual, então para exportações subsequentes de qualquer trabalho, o software criará ou selecionará uma pasta com esse nome, em qualquer que seja a pasta do trabalho atual no momento da exportação. Por exemplo, se você criar uma pasta chamada "Exportações" na pasta do trabalho atual, então, para exportações subsequentes, o software exportará para uma pasta chamada "Exportações" na pasta do trabalho atual no momento da exportação.

      Para mudar esse comportamento, selecione uma pasta fora da estrutura de pastas de projeto do Trimble Access ou selecione a pasta de trabalho atual para restaurar o software para o local padrão.

    • Se você selecionar uma pasta fora da estrutura de pastas do projeto do Trimble Access, como uma unidade de rede ou USB, o software continuará a exportar arquivos para a mesma pasta indicada até que você selecione uma pasta diferente.

      Para controladores Android, unidades USB devem ser formatadas para o formato FAT32.

      Se o controlador for um dispositivo Android, você poderá ser solicitado a fornecer ao Trimble Access permissão para ler e gravar na unidade USB. Ao pressionar Sim, a tela de seleção de pasta Android aparece. Pressione nessa tela, navegue até a unidade USB e pressione [SELECIONAR] ou [Usar esta pasta]. A unidade USB agora aparece na tela Selecionar pasta do Trimble Access. Se a mensagem Unidade USB não detectada não aparecer, ou se você descartar a mensagem, toque na tecla programável Selecionar unidade USB quando o dispositivo USB estiver conectado. Observe que a unidade USB pode levar até 30 segundos para ser detectada.

      Se você estiver exportando para PDF, observe que os arquivos PDF não podem ser exportados diretamente para uma unidade USB em um dispositivo Android. Você precisará exportar o arquivo para uma pasta diferente e copiá-lo manualmente para a unidade USB.

    Se você tiver selecionado anteriormente uma pasta de exportação, mas então quiser que o software retorne ao local de exportação padrão, pressione e selecione a pasta onde o trabalho atual está armazenado.

  7. Se o formato do arquivo que você selecionou for:
    • Delimitado por vírgula (*.CSV, *.TXT), selecione um campo para cada valor. Na lista Delimitador de campo, selecione o caractere (vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, espaço ou guia) que separa os dados em seu arquivo em campos distintos. Ao pressionar Aceitar, você poderá selecionar os pontos para exportação. Veja Selecionando pontos. Para reordenar pontos que você selecionou de uma lista ou do mapa, pressione a coluna Nome na lista Pontos a exportar.
    • DXF, selecione o formato de arquivo DXF, os tipos de itens a exportar e o número de Casas decimais para valores de atributo de elevação.

      Nomes de ponto, códigos, elevações e atributos extras são adicionados às suas próprias camadas.

      Nomes de ponto, códigos, elevações e atributos extras associados a blocos inseridos são ativados para exibição por padrão nos arquivos DXF.

      Quando uma biblioteca de características (*.fxl) criada pelo Trimble Business Center Feature Definition Manager for usada, as cores e camadas definidas no FXL serão usadas no DXF.

    • ESRI Shapefiles, defina as Coordenadas como Grade (norte/leste/elevação) ou Coordenadas lat/long (latitude/longitude/altura local).
    • Coordenadas de grade (local), selecione se devem ser exibidas as coordenadas de grade (local) inseridas originais ou as coordenadas de grade (local) computadas.

      As coordenadas de grade (local) computadas são derivadas tomando as coordenadas tecladas ou as coordenadas de grade computadas às quais se aplica a transformação de visualização.Você deve definir a transformação de visualização requerida antes de exportar o arquivo.Para fazer isso em Revisar trabalho, selecione um ponto, vá até Opções, ajuste a Visualização de coordenadas para Grade (local) e selecione uma Transformação para a visualização da grade (local).

    • LandXML, selecione os tipos de itens para exportação. As opções incluem pontos, traçado codificado por características e traçado de banco de dados.

      Atributos associados a pontos e traçados são exportados para o arquivo LandXML.

      Atributos gravados como featureRef encontrados em um elemento CgPoint também podem ser revisados.

    • Relatório de piquetagem, especifique as tolerâncias de piquetagem aceitáveis nos campos Tolerância horizontal da piquetagem e Tolerância vertical da piquetagem.Todo delta de piquetagem superior às tolerâncias definidas aparece em cores no relatório gerado.
    • Relatório de Inspeção de superfície, insira uma Descrição de relatório que aparecerá próximo ao topo do relatório.

      O Relatório de Inspeção de superfície está disponível apenas como um arquivo PDF.

    • Relatório de levantamento, selecione se deseja gerar um relatório detalhado e o formato para relatar deltas do GNSS.
    • Relatório de transversal, especifique o limite de deltas de transversal.Valores que excedam esse limite serão realçados no relatório gerado.
    • JobXML, selecione o número de versão apropriado.
    • Utility Survey DXF, configure as opções para criação de linhas e geração de texto.
  8. Para visualizar automaticamente o arquivo uma vez que seja criado, marque a caixa de seleção Visualizar arquivo criado .
  9. Se você selecionou o formato de arquivo Delimitado por Vírgula (*.CSV, *.TXT), a tela Selecionar pontos aparece.Escolha o método para selecionar os pontos e então selecione-os.Consulte Selecionando pontos.
  10. Clique em Aceitar.