Taludes
Defina um talude quando precisar confirmar a construção de uma superfície de via, geralmente uma pista de rolamento.
Consulte os seguintes diagramas.
Geralmente um cabo (1) é esticado de um lado a outro da via em uma posição fixa (2) em cada piquete.Então se verifica se o cabo cai sobre a superfície formada da via (4).O processo é então repetido para o outro lado da via com a fixação do cabo nos piquetes na posição (3).O talude pode ser deslocado verticalmente, de modo a manter o cabo acima da superfície a fecilitar a confirmação da estrutura.Se o talude estiver deslocado, a distância medida entre o cabo e a superfície deve ser constante.A opção de talude reporta os deltas, permitindo que a piquetagem seja marcada com as posições (2) e (3).
- Um talude precisa ser definido na visualização transversal.
- Um talude não pode ser definido ao se medir sua posição em relação à via ou ao piquetar um talude.
Para definir um talude
-
A partir da visão transversal, defina um deslocamento de construção horizontal, tipicamente em Declive anterior, e insira um deslocamento vertical, se necessário.
O círculo único menor (8) indica a posição selecionada e o círculo dupo (6) indica a posição selecionada ajustada para os offsets de construção especificados.Os offsets de construção aparecem na forma de uma linha verde (7).
-
A partir da visualização de plano ou seção transversal, pressione Talude e siga as instruções na tela para definir o talude.
A linha selecionada (1) aparece na forma de uma linha verde em negrito.Uma linha verde interrompida (2) liga a linha selecionada até inteceptar uma linha vertical (4) na piquetagem da meta (3).
Você não pode definir um declive transversal selecionando uma linha que defina um talude.
-
Clique em Aceitar.
- Pressione Iniciar.
- Navegue até a meta e piquete a posição.
-
Use o valor Distância vertical do talude (5) para marcar a piquetagem com a segunda posição.
Para desativar a função de talude, pressione Talude, Limpar e então Fechar.