Para concluir uma configuração de estação orientada a objeto

Selecione Configuração orientada a objeto para configurar a estação total no sistema de coordenadas de um objeto de interesse, onde o eixo Z do objeto não esteja alinhado ao eixo vertical do instrumento. Essa configuração pode ser usada em diversas situações, como por exemplo:

  • In a manufacturing environment where the object of interest, such as a beam or concrete slab, is not sitting flat.

  • On a moving platform such as a barge or an oil rig where the instrument cannot be leveled.

A configuração de estação orientada a objeto só está disponível quando a opção Configuração Orientada a Objeto do software Trimble Access estiver licenciada para o controlador. Para adquirir uma licença para a opção Configuração Orientada a Objeto, fale com seu Distribuidor Trimble.

You can complete an object oriented station setup using one of these methods:

  • Pontos conhecidos: Deve haver pelo menos três pontos no trabalho que estejam no mesmo sistema de coordenadas do objeto. Esses pontos podem ser pontos em um arquivo de projeto, como um modelo BIM, um arquivo DXF ou um arquivo vinculado CSV. Você selecionará e medirá esses pontos durante a configuração da estação.

  • Ponto, borda, plano: O trabalho deve conter arquivos de projeto que contenham um modelo de objeto incluindo ponto, borda e plano. Você selecionará e medirá até essas entidades durante a configuração da estação.

As medições até os pontos ou entidades conhecidas (ponto, borda, plano) são usadas para orientar o instrumento para o objeto durante a configuração da estação. Medições subsequentes serão então orientadas corretamente ao objeto. O software calcula um algoritmo dos mínimos quadrados para determinar coordenadas para pontos desconhecidos.

Para concluir uma configuração de estação orientada a objeto:

  1. Pressione e selecione Medir / <estilo de levantamento> / Configuração orientada a objeto.
    1. Se necessário, use o nível eletrônico para nivelar o instrumento. Clique em Aceitar.

      Não é necessário nivelar o instrumento ao executar uma Configuração orientada a objeto. Se você estiver trabalhando em uma plataforma móvel, então você pode desativar o nível eletrônico pressionando Opções e desmarcando a caixa de seleção Exibir nível na inicialização .

    2. Caso necessário, faça as correções associadas ao instrumento.

      A tela Correções não é exibida por padrão para uma Configuração orientada a objeto. Se você deseja mostrar a tela Correções na inicialização, pressione Opções e marque a caixa de seleção Mostrar correções ao inicializar.

  2. Insira o nome do ponto do instrumento. A altura do instrumento é automaticamente configurada como zero ao executar uma Configuração orientada a objeto.
  3. Selecione o método de medição no campo Método. Selecione:

    • Pontos conhecidos para selecionar ao menos três pontos no trabalho ou em um arquivo CSV vinculado e medir até cada um desses pontos durante a configuração da estação.

    • Ponto, borda, plano para selecionar e medir até um ponto, a borda do plano e um ponto no plano. O ponto deve estar em uma extremidade da borda do plano, e o plano deve ser plano, não curvo.

  4. Clique em Aceitar.

  5. Se você estiver usando o método Pontos conhecidos:
    1. Selecione o primeiro ponto a partir do mapa, ou insira o Nome do ponto e o Código, caso necessário.

    2. Escolha uma opção no campo Método.

    3. Mire o instrumento no ponto e pressione Medir.

    4. Repita os passos acima para o segundo e terceiro pontos conhecidos. Os pontos podem estar no mesmo plano, mas não devem formar uma linha reta.

      Após o terceiro ponto ter sido medido, aparece a tela Residuais da configuração orientada a objeto.

    5. Para observar mais pontos, pressione +Ponto. Repita os passos de a. até d. para adicionar pontos à configuração da estação.

    6. Quando tiver completado todas as observações, pressione Resultados para exibir a tela Resultados da configuração orientada a objeto.

  6. Se estiver usando o método Ponto, borda e plano:
    1. No mapa, selecione um ponto em uma extremidade do plano.

    2. Escolha uma opção no campo Método.

    3. Muitas vezes, você usa o Reflexo direto para executar uma Configuração orientada a objeto. Também é possível usar um prisma e inserir uma altura de alvo. Se você usar uma altura de alvo diferente de zero, o prisma deverá ser posicionado verticalmente acima do ponto a ser medido (não perpendicularmente ao plano do objeto).

    4. Mire o instrumento no ponto e pressione Medir.

    5. Selecione a borda do plano.

    6. Aponte o instrumento para qualquer posição conveniente ao longo da linha a partir do primeiro ponto medido e pressione Medir. Tente não escolher uma posição muito próxima do primeiro ponto medido.

    7. Selecione o plano.

    8. Aponte o instrumento para qualquer posição conveniente ao longo do plano e pressione Medir. Tente não escolher uma posição muito próxima dos dois primeiros pontos medidos.

      Após medir o ponto sobre o plano, aparecerá a tela Resultados da configuração orientada a objeto.

  7. Clique em Armazenar.

    A configuração orientada para objeto é salva para o levantamento atual. O instrumento agora está no sistema de coordenadas do objeto e pode ser usado para medir, piquetar pontos ou executar cálculos Cogo, conforme necessário.