Configurações de rastreamento de alvo
Em ambientes altamente refletivos, ou em locais onde estão sendo usados múltiplos alvos, ative o rastreamento de alvo para assegurar que o instrumento se fixe no alvo correto.
Selecione o tipo correto de prisma e modo na tela Alvos para assegurar que valores adequados de correção sejam aplicados à distância em declive e ao ângulo vertical para o deslocamento geocêntrico e a constante do prisma.
O rastreamento de alvo está disponível quando conectado a um Estação espacial Trimble VX o Estação total Trimble Série S com recursos de busca e usando um dos seguintes alvos.
O Trimble Active Track 360 (AT360) é um alvo laminado reflexivo projetado para ser usado como um alvo ativo rastreável.O AT360 inclui um sensor de inclinação que ativa o suporte eBubble ao ser conectado ao controlador com Bluetooth.O eBubble é usado para verificar se o alvo está nivelado.O ângulo de inclinação e a distância de inclinação são armazenadas com cada observação.
Para maiores informações sobre como conectar o AT360 ao seu controlador, veja Conexões Bluetooth.
Quando conectado ao AT360, alterar a ID de Alvo no software Trimble Access automaticamente atualiza a definição de ID de alvo no AT360 ao clicar em Aceitar na tela Alvo.Se você alterar a ID de alvo no AT360 e o alvo atual for um AT360, então a ID de alvo é automaticamente atualizada no controlador.
O modo manual pode ser usado se a bateria no AT360 precisar ser carregada e você não tiver uma bateria disponível para substituição.Ao utilizar o AT360 no modo manual, o travamento automático é desativado e você deve mirar o instrumento no alvo manualmente.
Quando você habilitar o travamento automático e o prisma atual for o Active Track 360, então o software automaticamente mudará o modo de rastreamento para Ativo se estiver no modo manual.
Ao utilizar o alvo Trimble MT1000 MultiTrack , para manter um travamento constante no alvo correto, defina o Modo de rastreamento como:
- Ativo, quando estiver operando em um ambiente altamente refletivo ou em um local com múltiplos prismas.
-
Semiativo, quando estiver operando em um ambiente refletivo que necessite de elevações precisas.
Quando o modo de rastreamento for configurado como semiativo, a ID do alvo é usada para rastrear o prisma, e em seguida o modo de rastreamento muda automaticamente para passivo ao efetuar uma medição padrão. Isso resulta em medições mais precisas de ângulos verticais.
Se você não operar em um ambiente refletivo, ajuste o Modo de rastreamento para Passivo.Quando o rastreamento passivo for usado para medições, fique ciente de que há um risco que superfícies refletivas próximas interfiram com a medição.
O Alvo MultiTrack deverá ser usado dentro das tolerâncias do ângulo vertical mostradas:
Modo de rastreio | Intervalo vertical |
---|---|
Ativo | +/‑ 15° a partir do horizontal |
Passivo | +/‑ 30° a partir do horizontal |
Usando o alvo MultiTrack fora dessas tolerâncias pode degradas a precisão da medição.
Ao utilizar o prisma de 360º da Série Trimble VX/S ou um prisma personalizado, marque Verificar ID de alvo como:
-
Sempre, quando estiver operando em um ambiente refletivo que necessite de elevações precisas.
A ID do alvo é constantemente verificada para garantir que você mantenha um travamento horizontal constante no alvo correto. O prisma é usado para manter o travamento vertical.
A ID do alvo tem dois modos "ligados"; ligado por 60 segundos e em contínuo.Quando Checar o ID do alvo estiver configurado como Sempre, você precisa configurar a ID do alvo no poste para "em contínuo".
Quando o rastreamento passivo for usado para manter o travamento vertical no prisma, deve-se estar ciente de que há um risco que superfícies refletivas próximas interfiram com o rastreamento vertical.
-
Busque e meça ao operar em um ambiente com poucas superfícies refletivas, mas você deseja um nível adicional de segurança durante uma busca e medição de que o instrumento está travado no alvo correto.
A ID do alvo é verificada ao se iniciar uma busca, então novamente antes que uma medição seja feita, a fim de assegurar que o instrumento continue travado no alvo correto.Caso contrário, o software o alerta para que você possa iniciar uma nova busca pela ID de alvo correta.
A ID do alvo precisar ser corretamente mirada contra o instrumento antes de uma medição.
-
Busque ao operar em um ambiente com poucas superfícies refletivas, mas você deseja um nível adicional de segurança durante uma busca de que o instrumento está travado no alvo correto.
A ID do alvo é verificada após a busca para assegurar de que o instrumento está travado no alvo correto.Caso contrário, o software o alerta para que você possa iniciar uma nova busca pela ID de alvo correta.
Se Encaixar no Alvo estiver ativado e o instrumento detectar o alvo automaticamente, o instrumento não efetuará uma busca nem verificará a ID do alvo.
O ID do alvo precisa ser cuidadosamente direcionada contra o instrumento durante a realização de uma busca.
- Desligado quando não estiver operando em um ambiente refletivo.
Ao se medir ciclos, certifique-se de que cada alvo na lista de ciclos tenha uma ID de alvo diferente. Essas configurações são retidas por cada alvo individual até que as observações de ciclos sejam completadas.
A ID do alvo precisa ser cuidadosamente mirada para o instrumento durante o tempo todo.
Para maiores informações sobre como configurar a ID do alvo em um poste Trimble, consulte a documentação do seu instrumento.
O alvo Trimble Precise Active sempre funciona no modo ativo para manter um travamento constante no alvo correto.Ele não pode ser usado com um instrumento que não suporte rastreamento ativo.Se o alvo Trimble Precise Active for selecionado como o alvo atual e você então conectar o software a um instrumento que não suporte rastreamento ativo, o software solicita que você selecione um alvo diferente.
O alvo Trimble Precise Active deve ser usado em um ângulo vertical a +/- 15° da horizontal.Se o ângulo vertical for maior, incline o alvo em direção ao instrumento.