Gerenciando pontos com nomes duplicados
Este tópico explica as regras de busca no banco de dados utilizadas pelo software ao gerenciar pontos de mesmo nome.
Se você configurar a opção Tolerância de ponto duplicado no estilo de levantamento, de modo a permitir pontos com nomes iguais em um mesmo trabalho, então certifique-se que está familiarizado com essas regras.Se o seu trabalho não contém pontos com o mesmo nome, então as Normas de busca não serão utilizadas.
O software Trimble Access inclui um banco de dados dinâmico.Isso armazena as redes de vetores conectados durante os levantamentos RTK e convencionais, tornando as posições de alguns pontos dependentes de posições de outros.Se mudar as coordenadas de um ponto que possui vetores dependentes (por exemplo, uma estação do instrumento, um ponto de visada atrás ou uma estação base GNSS), isso afeta as coordenadas de todos pontos que dependem dele.
A edição do nome de um ponto que tenha vetores dependentes também pode afetar as coordenadas dos pontos dependentes. Se você mudar o nome do ponto, as seguintes mudanças podem ocorrer:
- posições de outros pontos podem ser anuladas
- se um outro ponto com um nome igual existir, ele poderá vir a ser usado para coordenar os vetores dependentes
O software usa as normas de busca do banco de dados para resolver as coordenadas de pontos dependentes, baseado nas novas coordenadas de um ponto do qual dependem.Se as coordenadas de um ponto com pontos dependentes moverem-se, os pontos dependentes são movimentados na mesma quantidade.
Quando existirem dois pontos com o mesmo nome, o software utiliza as normas de busca para determinar o melhor ponto.
O software permite a existência de múltiplos pontos com o mesmo nome (ID do ponto) no mesmo trabalho:
Para distinguir entre pontos com o mesmo nome e para decidir como estes pontos devem ser usados, o software aplica um grupo de normas de busca.Quando se pedem as coordenadas de um ponto para efetuar uma função ou cálculo, estas normas de busca classificam o banco de dados de acordo com:
- a ordem na qual os registros de ponto foram registrados no banco de dados
- a classificação (classe de busca) dada à cada ponto
Uma busca no banco de dados inicia no começo do banco de dados do trabalho e procede na direção do final do trabalho, buscando pontos com o nome determinado.
O software encontra a primeira ocorrência de um ponto com aquele nome.Ele então busca o resto do banco de dados por pontos com o mesmo nome.
As normas geralmente seguidas pelo software são:
- Se dois ou mais pontos possuírem a mesma classe e o mesmo nome, ele usa o primeiro ponto.
- Se dois ou mais pontos possuírem o mesmo nome mas classes diferentes, ele usa o ponto de classe superior, mesmo que este não seja a primeira ocorrência do ponto.
- Se dois ou mais pontos (um do banco de dados do trabalho e um do arquivo vinculado anexo), possuírem o mesmo nome, o software usa o ponto do banco de dados do trabalho, independente da classificação do ponto do arquivo vinculado.Entretanto, você pode adicionar pontos a uma lista de piquetagem extraída do arquivo vinculado utilizando a opção Selecionar a partir do arquivo, e o ponto a partir do arquivo vinculado será utilizando ainda que já exista no trabalho atual.Para maiores informações, consulte Arquivos vinculados e suas normas de busca
O software dá à maioria das Coordenadas e Observações uma classificação.Ele usa esta classificação para determinar a importância relativa dos pontos e observações armazenados no banco de dados do trabalho.
Coordenadas têm prioridade às Observações.Se uma coordenada e uma observação com o mesmo nome possuírem a mesma classe, a coordenada será utilizada independentemente da sua classificação no banco de dados.
Classes de Coordenadas
As Classes de Coordenadas são organizadas numa hierarquia descendente, como no seguinte:
- Controle – (a classe mais alta) somente pode ser configurada quando um ponto é digitado ou transferido.
- Média – é dada a posições de grade armazenadas como resultado de uma computação de posição média.
- Ajustado – é dada a pontos ajustados numa computação de transversal.
- Normal – é dada a todos os pontos inseridos e copiados.
- Construção – é dada a pontos medidos durante usando o Fastfix, tipicamente usados para a computação de outro ponto.
- Apagado – é dada a pontos sobrescritos, onde o ponto original tinha a mesma classe de busca (ou inferior) que o ponto novo.
Pontos apagados não são exibidos na lista de pontos e não são usados em cálculos. No entanto, elas permanecem no banco de dados.
Classe de controle
Classe de controle é usada em preferência às outras coordenadas classes.Somente pode ser configurada por você.Use a classe de controle para pontos que deseja usar em preferência a pontos com o mesmo nome no mesmo banco de dados do trabalho.Veja Atribuindo classe de controle a um ponto
Não pode-se sobrescrever um ponto de classe de controle com um ponto medido ou usar um ponto da classe de controle numa computação da posição média.
Geralmente, se há múltiplas observações com o mesmo nome, o melhor ponto é determinado pelo ponto que tem a classificação mais alta.
Classes de observação
As Classes de Observação são organizadas numa hierarquia descendente, como no seguinte:
- Ângulo Médio Virado (MTA) *, Normal, Visada Atrás e Piquetagem
- Construção
- Verifcr.
- Apagado
Observações apagadas não são exibidas nas listas de ponto e não são usadas em cálculos.No entanto, elas permanecem no banco de dados.
Se há múltiplas observações com o mesmo nome que tenham também a mesma classificação (ou seja, normal e visada atrás são equivalentes), então a melhor é aquela que for encontrada primeiro no banco de dados.
* Dentro da configuração de uma única estação, uma observação Ângulo Médio Virado é melhor que todas as outras classes – ela é tratada como uma classificação equivalente a todas as outras classificações que são listadas apenas quando as observações aparecem em configurações de estações diferentes.
Exemplo
Se um ponto de nome "1000" for inserido como o ponto inicial quando se calcula um deslocamento de uma linha de base, o software busca a primeira ocorrência do ponto "1000".Ele então busca o resto do banco de dados por todos pontos com o nome "1000", sob as seguintes normas:
- Se nenhum outro ponto com este nome for encontrado, ele usa aquele requer cálculo de deslocamento.
- Se outro ponto "1000" for encontrado, o software compara as classes dos dois pontos.Ele usa o ponto "1000" que possui a classificação mais elevada.Lembre que o ponto da classe Coordenada (por exemplo, digitado) é mais elevado que um ponto da classe Observação.
- Se os pontos tiverem a mesma classe, o software Trimble Access usa a primeira.Por exemplo, se ambos pontos de nome "1000" foram digitados e ambos receberam uma classificação de normal, o primeiro é usado.
Por exemplo, se ambos pontos foram digitados e um recebeu a classificação de normal, o outro uma classificação de controle, o software Trimble Access usa o ponto da classe de controle para calcular o deslocamento, independente do registro que a busca encontra antes.Se um ponto foi digitado e um foi observado, o software Trimble Access usa o ponto digitado.
Normas de busca normal não são usadas nas seguintes situações:
-
Em uma calibração de GNSS
A calibração busca o ponto de classe mais elevada armazenado como coordenadas de grade.Este ponto de grade é usado como um de um par de pontos de calibração.O software então busca o ponto GNSS de classe mais elevada armazenado como Global coordenadas ou como um vetor Global.Este ponto é usado como a parte GNSS do par de pontos.
-
Quando estiver iniciando um rover RTK
Ao iniciar um levantamento rover, se o ponto da base da transmissão for chamado de "BASE001", por exemplo, escolher Iniciar levantamento faz o software procurar o ponto GNSS de classe mais alta do nome armazenado como coordenadas Global.Se não houver um ponto GNSS armazenado como coordenadas Global, mas "BASE001" existir armazenado como coordenadas locais ou de grade, o software converte as coordenadas locais ou de grade do ponto em coordenadas Global.Ele usa a projeção, transformação do datum e calibração atual para calcular o ponto.Ele é então armazenado como "BASE001", com coordenadas Global e recebe a classificação da classe de verificação para que a grade ou coordenadas locais originais ainda possam ser usados nos cálculos.
As coordenadas Global do ponto da base do banco de dados são as coordenadas das quais os vetores GNSS são resolvidos.
Se não houver um ponto da base no banco de dados, a transmissão da posição pelo receptor da base é armazenada como ponto de classe normal e é usado como as coordenadas da base.
Normas de busca normal não são usadas nas seguintes situações:
-
Face 1 ou Face 2 a partir da configuração de uma estação e MTA a partir da configuração de uma outra estação
Se você observar um ponto em mais de uma face, uma observação F1 e uma observação F2 são combinadas para criar um registro MTA.Nesta situação, o MTA é utilizado para especificar a coordenada do ponto.Entretanto, se houver uma observação de um ponto somente em face 1 ou somente em face 2, originada a partir de uma configuração de estação anterior, e mais tarde a partir de uma configuração de estação (esta poderia ser a mesma estação) para este mesmo ponto, ao se criar um novo MTA, este MTA será da mesma classe que a da observação face 1 ou face 2 inicial.Nesta situação, a ordem na norma do banco de dados é utilizada, e o primeiro ponto do banco de dados irá ser o melhor ponto.
-
Observações que coordenam um ponto são melhores do que aquelas que não coordenam
Uma observação com ângulos e distância que coordenam um ponto é melhor que uma observação com apenas ângulos que não coordenam um ponto.Esta regra se aplica mesmo quando a observação com apenas ângulos é mais recente no banco de dados, e é de uma classe superior, por exemplo, um MTA.
Arquivos delimitados por vírgula (*.csv ou *.txt) ou arquivos do (job) podem ser vinculados ao trabalho atual do para acessar dados externos.
As normas de busca do não operam através de todos os arquivos vinculados.Os pontos do trabalho atual sempre são usados em preferência a um ponto do mesmo nome no arquivo vinculado, independentemente da classificação.Por exemplo, se o ponto 1000 do trabalho atual possuir uma classificação Como piqueteado, e o ponto 1000 de um arquivo vinculado de trabalho tiver a classificação de Coordenadas normal, as normas de busca selecionarão o ponto de classe Como piqueteado preferencialmente em relação ao ponto de classe Normal.Se ambos pontos estiverem no trabalho atual, então as normas de busca selecionarão o ponto de classe Normal.
Você pode adicionar pontos a lista de piquetagem utilizando a opção Selecionar a partir do arquivo mesmo se o ponto no arquivo vinculado já existir no trabalho atual.Quando um ponto com o mesmo nome existir no trabalho atual, essa é a única forma de se piquetar um ponto a partir de um arquivo vinculado.
Quando pontos do mesmo nome existem em um único arquivo CSV, o software utiliza o primeito ponto.
Quando pontos do mesmo nome existem em múltiplos arquivos CSV, o software utiliza o ponto no primeiro arquivo CSV. O primeiro arquivo CSV é o primeiro na lista de seleção de arquivo. Para mudar a ordem dos arquivos CSV, pressione as guias no topo da tela de seleção de arquivo. Se você mudar a ordem dos arquivos CSV, isso poderá mudar a ordem em que os arquivos são selecionados.
Quando você aceita a seleção de um arquivo CSV, e então você retorna e seleciona mais arquivos CSV, todos os arquivos subseqüentes são adicionados à seleção inicial, utilizando as regras. Está considerado que a seleção original não é alterada.
A Trimble recomenda que você não utilize múltiplos arquivos CSV que contenham o mesmo nome.
Para encontrar o ponto com a mais elevada classificação, use o Gerenciador de ponto.No Gerenciador de ponto, o ponto da classe mais elevada sempre aparece no primeiro nível na estrutura da árvore.Se houver mais de um ponto com o mesmo nome, a estrutura da árvore tem um segundo nível, que contém todos os pontos com o mesmo nome.O ponto com a mais elevada classificação aparece no alto, seguido por outros pontos com o mesmo nome, na ordem em que foram observados.
Os ajustes da tolerância de ponto duplicado são configurados no estilo de levantamento.Ao armazenar pontos, esses ajustes são usados para comparar as coordenadas do ponto a ser armazenado com pontos de mesmo nome que já existam na base de dados.Se as coordenadas estiverem fora das tolerâncias dos pontos duplicados como definido no estilo de levantamento, aparece o diálogo Ponto duplic. fora da tolerância.
Esse alerta aparece somente se o novo ponto estiver fora da tolerância com o ponto original.Se mudou os valores da tolerância, a mensagem pode não aparecer.Veja Opções de tolerância para pontos duplicados.
Nas opções exibidas na caixa de diálogo Ponto duplicado fora de tolerância, Sobrescrever e Média são as duas únicas opções que podem fazer o ponto ser 'promovido' e assim alterando as coordenadas para o melhor ponto.
Em um levantamento convencional, observações de uma configuração de estação para o mesmo ponto são combinadas para criar um registro MTA. Você não verá o aviso "ponto duplicado fora de tolerância".
Se você armazenar uma observação da face 2 num ponto que já possui uma observação da face 1, a observação da face 2 é verificada para ver se está dento da tolerância da observação da face 1 e será então armazenado.Para maiores informações sobre as observações da face 1 e face 2, consulte Medindo um ponto em duas faces .
Sobrescreve pontos excluídos e resulta em mudança nas coordenadas do melhor ponto.Pontos apagados permanecem no banco de dados e possuem uma classe de busca de Apagado.Veja Classe de busca.
Se a opção de Sobrescrição não aparecer no software, isto significa que uma sobrescrição não resultaria em mudanças nas coordenadas do melhor ponto.
Selecione Sobrescrever para armazenar o novo ponto e excluir todos os pontos existentes da mesma classe abaixo.
- Observações podem sobrescrever e portanto excluir Observações.
- Coordenadas podem sobrescrever e portanto excluir Coordenadas.
- Observações não podem sobrescrever Coordenadas.
- Coordenadas não podem sobrescrever Observações.
Uma exceção para estas regras ocorre quando uma Rotação, Mudança de escala ou Translação ocorre. Quando uma destas transformações é aplicada, as observações originais são apagadas e substituídas pelos pontos transladados.
Isto não significa que todas as Observações podem sobrescrever todas as outras Observações com o mesmo nome, e todas as Coordenadas podem sobrescrever todas as Coordenadas de mesmo nome.As regras Busca Classe ainda se aplicam.
- Se medir ou digitar um ponto com um nome que já existe no banco de dados, pode-se optar por sobrescrevê-lo quando armazenar um outro.Todas as observações com o mesmo nome e com a mesma classe de busca ou inferior, serão apagadas.
- Se digitar um ponto com um nome que já existe no banco de dados, pode-se optar por sobrescrevê-lo quando armazenar um outro.Todos pontos anteriores armazenados como Coordenadas, com o mesmo nome, e com a mesma classe ou inferior, serão apagados.Pontos com o mesmo nome armazenados como Observações não são afetados.
Se um ponto armazenado como Coordenada existir, então sobrescrever não terra sido uma opção, pois sobrescrever não teria mudado o melhor ponto.
Se você medir ou digitar um ponto com um nome que já existe no banco de dados, pode-se optar por armazenar ambos os pontos no banco de dados e ambos serão transferidos com o trabalho.As normas de busca do Trimble Access garantem que o ponto com a classe mais elevada é usado nos cálculos.Se houverem dois pontos da mesma classe, será usado o primeiro .
Se você medir um ponto e usar um nome que já existe no trabalho atual, você pode optar por tomar uma média de todos os pontos com aquele nome.Para armazenar a observação e uma coordenada de grade média, selecione Média.Quando uma posição média com aquele nome já existir, a nova posição média sobrescreverá a posição média existente.Pontos médios possuem uma classificação de coordenada.Coordenadas possuem uma classificação mais elevada que as observações, portanto, a posição média armazenada é usada em preferência à qualquer observação.Você também pode optar por escolher Média auto quando o ponto estiver dentro da tolerância.Consulte Tolerância de média automática.
Classe de controle é a classificação mais elevada que pode dar a um ponto.Qualquer ponto de alta precisão usado com um padrão fixo num trabalho pode ser um ponto de controle.
Se você especificar a classe de busca de controle ao digitar as coordenadas para um ponto, pode ter certeza de que aquelas coordenadas não mudarão até digitar outro ponto com a mesma classe de busca (controle) e optar por sobrescrever o primeiro ponto.
O software Trimble Access nunca eleva pontos medidos para a classe de controle.Isso porque pontos medidos possuem erros de medições e podem mudar ou ser medidos novamente durante o curso do trabalho.Se o ponto digitado "CONTROL29" for da classe de controle, geralmente não estará interessado que as coordenadas daquele ponto mudem.Um ponto de classe de controle é mantido fixo para o trabalho.
O software Trimble Access pode medir pontos de controle‑pontos de controle observados‑mas não dá a eles uma classificação de controle.Isso porque, na calibração, o ponto medido geralmente possui o mesmo nome do ponto de controle digitado.Isso facilita configurar a calibração.Também facilita gerenciar os dados, por exemplo, se você sabe que todas as referências ao ponto "CONTROL29" do solo também são referências ao ponto "CONTROL29" do banco de dados.