Opções de tolerância para pontos duplicados
As opções de tolerância para ponto duplicado no estilo de levantamento determinam o que acontece se você tentar armazenar um ponto com mesmo nome de um ponto existente, ou se você medir um ponto que esteja muito próximo de um ponto existente com nome diferente.
Ao configurar esses ajustes, certifique-se de estar familiarizado com as regras de busca no banco de dados utilizadas pelo software ao gerenciar pontos de mesmo nome. Veja Gerenciando pontos com nomes duplicados
No grupo Mesmo nome de ponto, defina a distância máxima horizontal e vertical ou os ângulos a que um ponto pode estar de um ponto já existente. Um alerta de ponto duplicado só aparecerá se o novo ponto estiver fora da tolerância definida. Para receber um alerta sempre que medir um ponto de mesmo nome, insira zero.
Para calcular e armazenar automaticamente a posição média de pontos com o mesmo nome, selecione Média automática na opção de tolerância. Uma posição média tem uma classe de busca superior a uma observação normal.
Quando a opção Média automática estiver selecionada e uma observação para um ponto duplicado estiver dentro do ajuste de tolerância de ponto duplicado, a observação e a posição média calculada (usando todas as posições de ponto com o mesmo nome) são armazenadas.
Você pode selecionar o método de formação de média na tela Configurações de Cogo .
O Trimble Access calcula uma coordenada que consiste na média das coordenadas de grade computadas das coordenadas ou observações da base. Observações que não permitem que uma coordenada de grade seja resolvida (por ex.: observações somente de ângulos) não são incluídas na coordenada média.
Se o novo ponto estiver mais além do ponto original do que a tolerância especificada, pode-se escolher o que fazer com o novo ponto ao armazená-lo. As opções são:
- Descartar – descarta a observação sem armazená‑la.
- Renomear – renomea com um nome de ponto diferente.
- Sobrescrever – Sobrescrever e apagar o ponto original e todos outros pontos com o mesmo nome e a mesma classe de busca (ou mais baixa).
- Armazenar ao verificado – Armazenar com uma classificação mais baixa.
- Armaz. e re‑orient. – (Esta opção somente aparece se você estiver observando um ponto de visada atrás). Armezena outra observação que fornecerá uma nova orientação para pontos subseqüentes medidos na atual configuração da estação. Observações anteriores não mudam.
-
Armaz. Outro – Armazenar o ponto para tirar a média no software de escritório. O ponto original é usado em preferência a este ponto.
Se a opção Armazenar outro for usada com múltiplas observações até um ponto com o mesmo nome e a partir da mesma definição de estação, então, ao medir pontos, o software automaticamente calculará e registrará uma observação do Ângulo Médio Virado (MTA) até o ponto. Essa observação MTA fornece a posição preferencial para o ponto.
-
Média – Armazenar o ponto e computar e armazenar a posição média.
Ao selecionar Média, a observação atual será armazenada e a posição média calculada aparecerá, juntamente com os desvios padrão calculados para as ordenadas norte, leste e de elevação. Se houver mais de duas posições para o ponto, aparecerá uma tecla programável Detalhes. Pressione Detalhes para visualizar os residuais da posição média para cada posição individual. Esse formulário de Residuais pode ser usado para incluir ou excluir posições específicas do cálculo médio.
Em um levantamento convencional, quando você tenta medir um ponto na face 2 que já existe como uma medição na face 1, o software não o alerta de que tal ponto já existe.
Quando se efetuam observações de duas faces num levantamento convencional durante Configuração da estação, Configuração da estação plus, Reseção ou quando estiver Medindo voltas, o software verifica se as observações da Face 1 e da Face 2 para um ponto estão dentro da tolerância especificada.
Se o novo ponto estiver mais além do ponto original do que a tolerância especificada, pode-se escolher o que fazer com o novo ponto ao armazená-lo. As opções são:
- Descartar – descarta a observação sem armazená‑la.
- Renomear – renomea com um nome de ponto diferente.
- Sobrescrever – Sobrescrever e apagar o ponto original e todos outros pontos com o mesmo nome e a mesma classe de busca (ou mais baixa).
- Armazenar ao verificado – armazena com a classificação de Verificar.
- Armaz. Outro – armazena a observação.
Uma vez que tenha completado a Configuração plus da estação, Reseção ou medições de voltas, o software salva os Ângulos médios virados para cada um dos pontos observados. O software não verifica se existem pontos duplicados nesta altura.
Para ativar a verificação de proximidade para pontos com nomes distintos, acione a chave Verificação de proximidade. Insira as distâncias vertical e horizontal a que o novo ponto pode estar de qualquer ponto existente.
- A tolerância vertical só é aplicada quando o novo ponto observado estiver dentro da tolerância horizontal. Use a tolerância vertical para evitar o alerta de verificação de proximidade quando novos pontos forem medidos acima ou abaixo de pontos existentes, mas pertencerem legitimamente a uma elevação diferente; como, por exemplo, o topo e a base de um meio-fio.
- A verificação de proximidade só é executada em observação, não em pontos digitados. A verificação de proximidade não é executada em piquetagens, medições GNSS contínuas ou em ponto de calibração, e não é executada em trabalhos com um sistema de coordenadas Sem Projeção.